Dificuldades de Aprendizagem, o que são?
De uma forma sucinta as dificuldades de aprendizagem
reflectem a incapacidade ou o impeditivo
para a aprendizagem da leitura, da escrita, do cálculo ou para a aquisição de capacidades
sociais. Deste modo, o aluno pode apresentar problemas na resolução de algumas
tarefas escolares e serem ‘fabulosos’ a resolverem outras, significando que
podem ter uma inteligência média ou acima desta, apresentando um bloqueio na aprendizagem em determinada tarefa ou área.
A definição que parece ser a mais aceite internacionalmente,
é a que figura na Public Law 94-142, hoje denominada Individuals with
Disabilities Education Act (IDEA), diz o seguinte:
‘ Dificuldades de aprendizagem específica’ significa uma
perturbação num ou mais dos processos psicológicos básicos envolvidos na
compreensão ou utilização da linguagem falada ou escrita, que pode
manifestar-se por uma aptidão imperfeita de escutar, pensar, ler, escrever,
soletrar, ou fazer cálculos matemáticos. O termo inclui condições como
problemas perceptivos, lesão cerebral, disfunção cerebral mínima, dislexia e
afasia de desenvolvimento. O termo não engloba as crianças que têm problemas de
aprendizagem resultantes principalmente de deficiências visuais, auditivas ou
motoras, de deficiência mental, de perturbação emocional ou desvantagens
ambientais, culturais ou económicas (Federal Register, 1977, p.65083, citado
por Correia, 1991), (Correia, L.M. Dificuldade de Aprendizagem, Biblioteca
Digital).
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