O trabalho psicopedagógico com o idoso visa, basicamente reintegá-lo na sociedade. Estimular o cérebro da pessoa idosa, fomentar a produção de neurónios, incentivar a memória com exercícios, seja a través da leitura, da dança, dos jogos, do canto, do tocar um instrumento, de actividades manuais, tarefas que proporcionem prazer, uma espécie de ócio positivo... A intervenção psicopedagógica pode ir ao encontro de uma melhor qualidade de vida e proporcionar uma maior auto-estima, optimizando o tempo e a vida da pessoa idosa. Ainda são poucos, os passos dados nesta área.
Comentários
estou no 9 ano e fiz um teste de orientação vocacional onde o resultado foi psicopedagógico e gostaria de saber se psicopedagógico e psicopedagogia sao a mesma coisa?
Abraços
Valeria
Muito Obrigado pelos esclarecimentos prestados. Continuação de bom trabalho!
Abraços !
Parabéns pelo Blog adorei. Estou terminando o curso de psicopedagogia e me interessei pela publicação da Psicopedagogia e a Terceira idade, gostaria de divulgar em meu blog sobre este assunto, acredito que quanto mais informações forem divulgadas melhor será a qualidade de vida para aqueles que necessitam da Psicopedagogia.
Abraços
Tirei várias formações complementare, a última das quais em Geriatria. Estou a tentar elaborar um projecto Psicopedagógico dentro desta área. Gostava muito de saber se existem livros onde nos possamos apoiar para trabalhar ao nível cognitivo, social e emocional com os idosos.
Muitos parabéns pelo blogue, tem temas muito importantes e úteis. Boa sorte para a tua carreira profissional.